SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, NO CANADÁ, DIA 3 DE OUTUBRO

Imprimir

Na sequência da reunião do Comité Executivo da UNI-MEI, foi decidido realizar um Seminário sobre Segurança e Saúdo no Trabalho, dirigido pelo Sindicato do Canadá, que têm uma longa tradição de trabalho nesta vertente laboral.

O Seminário decorreu no Centro de Formação do Sindicato, com todas as condições para os diversos tipos de formação que o Sindicato dá, o Centro está equipado com tudo, desde tractores a Empilhadoras, a uma grande serração, é uma realidade bem diferente da Europa, os Sindicatos do Canadá tem um grande poder económico e além disso toda a formação é co-financiada.

No Canadá toda a Legislação é discutida com os Sindicatos e depois uma das grandes preocupações destes é fiscalizar a sua aplicação nas Empresas, para o que chegam a elaborar questionários.

O Sindicato explicou os diversos tipos de formação que ministra, dando particular destaque ao que é feito na área da Saúde e Segurança no Trabalho.

Outra componente à qual o Sindicato dá muita atenção no plano Social, é a do trabalho desenvolvido pela ACTscfe, que é uma Associação com mais de 50 anos, tipo PT-ACS, gerida pelo Sindicato.

Durante o debate os Sindicatos participantes transmitiram a realidade de cada país em termos de formação, tudo muito diferente do Canadá, porque o co-financiamento quase não existe.

Conclusão. Foi um Seminário interessante, realizado num país com uma realidade muito diferente de qualquer um dos restantes que participaram, o que nos encoraja a trabalhar mais no sentido de ver se podemos alterar a realidade em que cada um dos países participantes.  

20181003 172125

Foto da reunião dos participantes no Seminário realizado no Canadá, sobre saúde e segurança no trabalho.

Filiado em:

Saturday the 24th.
Template © FreeTemplateSpot - All rights reserved.