Quem Somos?

Imprimir

QUEM É O SINTTAV
O SINTTAV é o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual, cuja abrangência dos seus Estatutos permite sindicalizar e defender os trabalhadores de todo este grande sector da actividade ainda em expansão.
 O SINTTAV está implantado num conjunto de empresas muito grande, desde as empresas Telecomunicações tradicionais à Telefonia Móvel, Televisão tradicional e por Cabo, Rádio, Multimédia, Actividade Cinematográfica, Comunicações, Organismos do Estado ligados à actividade do sector, Empresas Prestadoras de Serviços para o sector, bem assim como empresas de actividades afins ou complementares, independentemente do seu carácter jurídico ser público ou privado.
 
COMO NASCEU
Procurando concretizar os objectivos preconizados pelo Movimento Sindical Unitário, de aprofundar e levar à prática a reestruturação sindical em curso, dando sentido real ao princípio de – Menos Sindicatos, mas Sindicatos Mais Fortes, os Dirigentes dos quatro sindicatos do sector ( SINTEL, SNTCT, STN, e STT ), que integravam a então FCT ( Federação das Comunicações e Telecomunicações, no ano de 1996 intensificaram um conjunto de reuniões, nas quais se discutiu e concretizou o Projecto Sindical para o futuro dos sectores.
Esse projecto na sua amplitude consistia na existência de apenas dois Sindicatos no sector das Comunicações e Telecomunicações, um vocacionado para os Correios, o já existente SNTCT e outro para as Telecomunicações resultante da fusão dos três existentes neste sector.
 Porém, acidentes de percurso da última hora, levaram a que o Projecto fosse concretizado apenas com dois dos Sindicatos, o SINTEL e STN e assim, em Dezembro de 1996 realizou-se a Assembleia Geral que votou e aprovou os Estatutos do novo Sindicato, o SINTTAV.
Porém, este ambicioso e ajustado Projecto, de um único Sindicato para todo este amplo sector, não está posto de parte, porque é realista e viável e nesse sentido outros passos já foram dados, com a integração no SINTTAV em .do SACTV ( Sindicato das Actividades Cinematográficas, Televisão e Vídeo ), mantendo plena validade o Projecto então definido, pelo que outros passos podem ser dados.
 
A DIMENSÃO DO SINTTAV E OS SEUS PRINCÍPIOS
O SINTTAV é sem dúvida, destacadamente o maior e mais representativo sindicato do sector e pode vir a crescer muito mais.
A sua dimensão assenta naturalmente da adesão dos trabalhadores a este Projecto Sindical, orientado pelos princípios da liberdade, da unidade, da democracia, da independência, da solidariedade, mas também em função da firmeza das suas posições e coerência de atitudes, o que lhe tem granjeado um prestígio crescente junto dos trabalhadores.
O SINTTAV está implantado de Norte a Sul e dos Açores à Madeira, é um sindicato em crescimento e cremos que assim continuará.
 
COMO FUNCIONA
O SINTTAV tem os seus Serviços Centrais a funcionar na Sede Nacional que fica na Av. Miguel Bombarda, nº 50, 3º e 4º andar, em Lisboa.
A estrutura dirigente do Sindicato é composta por uma Direcção Nacional com 135 membros, além da Mesa da Assembleia Geral e da Comissão de Fiscalização e Contas compostas por 5 membros cada.
Tem uma Comissão Executiva constituída por 23 membros, que reúne regularmente em cada dois meses e um Secretariado composto por 11 membros, que reúne quinzenalmente.
O trabalho interno assenta fundamentalmente em departamentos que têm a seu cargo as diferentes áreas de intervenção do Sindicato.
O SINTTAV tem organizadas Comissões de Grupos Profissionais e uma Secção de Quadros, importantes enlaces para um trabalho colectivo, nestes casos concretos para tratamento dos aspectos profissionais específicos.
O SINTTAV tem uma Rede composta por centenas de Delegados Sindicais, que abrange praticamente todos os locais de trabalho onde temos um mínimo de associados e pretendemos que esta se vá ampliando em todas as empresas.
O SINTTAV é um sindicato com uma estrutura fortemente descentralizada, que assenta em 12 Coordenadoras Regionais, constituídas por Dirigentes Nacionais que desenvolvem a sua actividade sindical em cada uma das Regiões, como forma de estarem mais perto dos trabalhadores.
Para mais informações consulte a página específica.

O SEU PATRIMÓNIO
O SINTTAV tem um património valiosíssimo, particularmente o imobiliário, que é composto por duas instalações, uma nas Rua Alves Torgo, nº 19.F, 1º Dtº, Lisboa, com cerca de 450m2 e outra, na Av. Miguel Bombarda, nº 50, 3º e 4º, Lisboa, onde funcionam os Serviços Centrais do Sindicato, com cerca de 860m2, além dos meios técnicos e outros.

É um Património invejável, que nenhum outro sindicato do sector possui, o qual é também orgulho dos associados.

OS SEUS OBJECTIVOS
Em termos gerais, o SINTTAV tem como objectivos fundamentais da sua actividade, defender os seus associados em particular e os trabalhadores do sector em geral, através de uma intervenção diversificada e qualificada nas diversas vertentes da sociedade, para que os trabalhadores tenham um amanhã mais risonho, com mais e melhor qualidade de vida, com salários mais dignos e justos, com melhores direitos laborais e sociais, com sistemas de carreiras mais motivadores e também dispondo de um rede diversificada de benefícios extra contratuais.

QUAIS AS ÁREAS MAIS IMPORTANTES DA INTERVENÇÃO SINDICAL

O SINTTAV exerce uma actividade muito diversificada através da qual procura encontrar soluções para os trabalhadores, predominantemente através de:

Apoio directo aos associados. Com um Gabinete de Conflitos centralizado, que recebe os associados, tratando das suas reclamações individuais ou colectivas, e da mesma forma trata as reclamações vindas das Coordenadoras Regionais, cujo tratamento estas consideram necessário ser feito na Sede.

Apoio Jurídico. Com um apoio jurídico aos associados, que pode ser prestado através dos 3 advogados que trabalham na Sede, que asseguram a presença diário neste, bem assim como no Porto, Coimbra, Minho, Faro e Funchal.

Nas restantes regiões, o apoio jurídico é prestado através dos advogados das Uniões Sindicais da CGTP, na medida em que o SINTTAV é um sindicato filiado nesta Central Sindical.

Acção Reivindicativa e Contratação Colectiva. Nas empresas onde esta já está instituída, procurando por esta via aumentar o poder de compra dos trabalhadores, melhorar os sistemas de careiras existentes, reduzir os horários diários de trabalho, aumentar o número de dias de férias e melhorar todo um outro conjunto de matérias.
Nas empresas onde esta ainda não foi instituída, e são muitas, tentar introduzir esta prática, como forma de melhorar a situação sócio-económica dos trabalhadores.

Para mais informações consultar a página especifica.

Formação Sindical e Profissional. Prestada através de um Departamento específico, como forma de melhor preparar tanto os profissionais como os sindicalistas para os importantes desafios do dia a dia que a sociedade de hoje lhes apresenta.

Serviços Sociais. O SINTTAV tem procurado conseguir benefícios sociais para os seus associados, através de Protocolos com diversas entidades, cuja rede destes tem aumentado de ano para ano, constituindo hoje um importante suporte de Apoio Social .

Para mais informações consulte a página específica.

Filiado em:

Thursday the 19th.
Template © FreeTemplateSpot - All rights reserved.